sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOTICIAS DA UFRN

Natal, quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - Boletim 1ª Edição, nº 157 Ano XI


Matérias desta edição:


Pós-graduação em Neurociências abre vagas para mestrado e doutorado
Vestibular 2012 da UFRN: inscrições encerram domingo
Pós-graduação em Neurociências abre vagas para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro) da UFRN disponibiliza 15 vagas para o Doutorado e 10 vagas para o Mestrado com ingresso no primeiro semestre de 2012. As inscrições, que já se encontram abertas, podem ser realizadas até o dia 18 de novembro no site: http://www.posgraduacao.ufrn.br/neurociencias).
Os candidatos devem enviar os seguintes documentos para a secretaria do programa: formulário de inscrição disponível no site da Pós-graduação; currículo Lattes; cópia da carteira de identidade, CPF e do diploma de curso superior válido no Brasil; e diploma ou carta de previsão de defesa do mestrado (para candidatos ao doutorado).  A secretaria está localizada no Instituto do Cérebro (UFRN), na Rua Nascimento Castro, 2155, Morro Branco, Natal – RN.
Para os candidatos interessados em ingressar no programa de Doutorado direto além dos documentos acima, devem ser entregues também uma carta de aceite de um orientador da PGNeuro e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências. O edital na íntegra pode ser conferido por meio do link: http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf.



Vestibular 2012 da UFRN: inscrições encerram domingo

As inscrições para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão encerradas às 23h59min do próximo domingo, 28. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente através da internet, no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br).

Para inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação, necessários ao preenchimento integral da Ficha de Inscrição. Os candidatos pagantes devem imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento no local indicado na GRU. Para os candidatos isentos, é preciso preencher o formulário e imprimir somente o Comprovante de Inscrição.

Segundo dados da Comperve mais de 7 mil candidatos tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o exame 2012 deferidos pela instituição. O resultado do número de inscritos e os cursos mais concorridos serão divulgados no dia 23 de setembro, através de uma coletiva de imprensa. Em breve, serão detalhadas mais informações a respeito de data e local da divulgação.

O Vestibular 2012 irá acontecer nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos, simultaneamente. O edital do processo seletivo e demais informações poderão ser consultadas no mesmo site onde estão sendo realizadas as inscrições.


Grupo de estudos TRAMSE seleciona bolsista

O Grupo de Estudos “Trabalho, Reforma Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo” (TRAMSE) seleciona estudante para participar como bolsista de suas atividades de pesquisa e extensão nos temas de interesse acadêmico do grupo. A vaga está disponível para alunos de Pedagogia e licenciaturas das áreas de Humanas.

Os interessados devem fazer suas inscrições na sala 3, do Centro de Convivências do Campus Central da UFRN, até esta sexta-feira, 26 de agosto. Para participar da seleção os candidatos precisam estar inscritos no cadastro de bolsistas da Universidade e estar matriculado entre o 5º e o 7º período do curso.

Os objetivos do TRAMSE é realizar estudos sobre pessoas do campo e da reforma agrária no Rio Grande do Norte e no Brasil, além de suas relações com a educação, seus processos de organização política, social e de trabalho. A proposta é desenvolver projetos acadêmicos em articulação dialógica com essas pessoas, na perspectiva da afirmação de direitos, ampliação de horizontes socioculturais e melhoria das condições de vida nas comunidades onde vivem.

O resultado da seleção estará a disposição dos interessados na sala 3 do Centro de Convivências da UFRN no dia 9 de setembro, e será divulgado pela coordenação do grupo TRAMSE através do blog http://tramseufrn.blogspot.com, onde também pode ser encontrado o edital do processo seletivo e mais informações.


UFRN participa de workshop sobre energia eólica
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte participa, nos dias 29 e 30 deste mês, do “I Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integrada aos Setores Empresariais”. O evento ocorrerá no Hotel Escola Senac Barreira Roxa. Trata-se de uma iniciativa de instituições norte-riograndenses que está sendo coordenada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

O objetivo é promover discussões entre universidades, instituições de pesquisa e fomento, empreendedores e fabricantes eólicos, sobre as demandas tecnológicas de recursos humanos e regulatórias produzidas pelos investimentos no mercado de energia eólica. O encontro está sendo considerado como uma fase inicial para a implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE). O Workshop vai reunir o setor empresarial e pesquisadores de diferentes nacionalidades.

Estarão presentes no evento representantes de diversas instituições de pesquisa e formação profissional, como a UFRN, UFERSA, IFRN, UERN, UFPA, UFMG, UFCG, CT-GÁS, UNP e UFC, além de parceiros internacionais como a INESC. Também estão confirmadas as presenças de fabricantes eólicos, além da FIERN, CHESF, SEBRAE, entre outros.  

A programação prevê momentos de integração com todos os agentes participantes presentes e também divididos em grupos de trabalho. Do setor empresarial, participam empresas geradoras de energia eólica e fabricantes de equipamentos desse setor.

O evento contará, também, com a participação do professor da Universidade do Porto (Portugal), Vlademiro Miranda, diretor de estratégia da área de energia do INESC Porto, importante instituto de investigação em tecnologias da informação em Portugal, onde foi durante anos o coordenador da área de Sistemas de Energia.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, Clóvis Bôsco, um dos organizadores do evento, espera-se que, a partir do evento, seja possível “definir uma minuta de projeto de criação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE), capaz de contribuir efetivamente na solução de problemas do setor e na ampliação dos resultados sociais promovidos pelos empreendimentos eólicos”.

A instalação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE-RN) representaria um importante passo do Rio Grande do Norte na área de energia eólica, seguindo a tendência de produção de energia a partir de fontes renováveis.

Pela UFRN, participarão do evento, além do professor Clóvis, os seguintes professores: Ricardo Lúcio, Kurius Iuri, Aldayr Dantas, do Departamento de Engenharia Elétrica; Manoel Firmino e Ricardo Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação; e Aldomar Pedrini, do Departamento de Arquitetura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário