EVENTOS MUSICAIS

 

Especialização da EMUFRN abre vagas para nova turma



O curso de especialização em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI lança edital para seleção de novos alunos. As inscrições ocorrem  de 06 a 16 de fevereiro, na secretaria da Escola de Música, nos horários das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, através de preenchimento de ficha de inscrição e entrega de material solicitado.
Serão oferecidas 15 vagas sendo 5 destas destinadas para reingresso de alunos da 1ª edição. As vagas são oferecidas para músicos das áreas de Regência; Composição; Cordas; Sopros; Percussão; Piano e Canto. Para acessar a ficha de inscrição, leia o edital.
-
Leia mais “Especialização da EMUFRN abre vagas para nova turma” →

 

 

EMUFRN abre concurso para professor de tuba

Estão abertas até o dia 1º de fevereiro as inscrições para professor de tuba da Escola de Música da UFRN. As inscrições acontecem na secretaria da escola e o processo seletivo acontece de  6 a 9 de fevereiro. Mais informações através do telefone 3215-3605. Edital disponível em http://www.prh.ufrn.b

 

Violonista mexicano em palestras e recital na EmUFRN

O violonista mexicano Francisco Gil realiza esta semana recital, palestras e masterclass gratuitos na Escola de Música da UFRN. Na quarta-feira, Gil lança o seu 5º CD com obras do compositor espanhol Isaac Albéniz. A apresentação começa às 19h30 no auditório da Escola de Música, com entrada franca. Quinta e sexta, o músico ministra gratuitamente masterclass e palestras para estudantes de violão e demais interessados.
Francisco Gil é professor de violão do Conservatorio de Música del Estado de México e da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Já se apresentou em 15 países, sendo um dos músicos mexicanos de maior projeção internacional.
Serviço:
Recital de lançamento do CD Isaac Albéniz do violonista Francisco Gil
Quarta- feira, 19 de outubro
Auditório da Escola de Música da UFRN às 19h30
Entrada franca



Escola de Música da UFRN fará maior evento musical do ano

A Escola de Música da UFRN se prepara para realizar o maior evento musical do ano, a Semana de Música 2011, que acontece de sete a 15 de outubro. O festival promete trazer a Natal uma overdose de música erudita de excelente qualidade, com 18 músicos nacionais e seis internacionais.

O evento será uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas musicais, além de enriquecer ainda mais a cultura potiguar, segundo o coordenador geral do festival musical, Amandy Bandeira.

De acordo com a produtora executiva do evento, Ilana Fêlix, a Semana da Música 2011 também irá oferecer educação musical para a sociedade, através de oficinas e visitas a locais de grande movimentação, bem como abrigos e hospitais. “Queremos, por meio desta iniciativa, dar visibilidade aos trabalhos realizados pela Escola de Música da UFRN e oferecer gratuitamente uma série de concertos musicais de qualidade”, afirma Ilana, acrescentando que o evento conta com o apoio da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC).

Os interessados em participar das Oficinas da Semana da Música poderão realizar as inscrições pelo site oficial do evento, que será lançado no mês de julho. A expectativa da organização é que cerca de 500 pessoas possam participar das oficinas práticas de instrumentos musicais. O valor da taxa será de R$ 50, mas a produtora Ilana destaca que deverão ser realizados processos seletivos que irão ofertar 50% das vagas gratuitamente.

De acordo com a pré-programação, durante os dias sete a nove de outubro serão realizados os concertos musicais em locais de grande movimentação (ainda não definidos). E de 10 a 15 de outubro, a EMUFRN irá oferecer gratuitamente cursos pela manhã e recitais à noite.

A Semana da Música 2011 é um evento que foi contemplado pela Petrobrás Cultural, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. A equipe organizadora do evento também é formada pelos servidores da EMUFRN, o coordenador artístico Fábio Pesgrave; o coordenador adjunto Cleber Campo e a coordenadora pedagógica, Nazaré Rocha.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO 

Apresentação
FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO 

Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.
Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.
Em sua mais recente edição, fizeram parte da programação os regentes Frank Shipway, Carlos Kalmar, Claudio Cruz e Yan Pascal Tortelier, os pianistas Nelson Freire, Cristina Ortiz, Maria João Pires e Arnaldo Cohen, os oboístas Albrecht Mayer e Alex Klein, os violoncelistas Antonio Meneses e Marc Coppey, os violinistas Gilles Apap e Dmitri Berlinski, além de grupos como Akademie für Alte Musik Berlin, Arditti Quartet e Les Musiciens de Saint-Julien.
Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e master classes a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo - sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte - escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Em 2010, o Festival recebeu mais de mil inscrições, e foram selecionados 180 bolsistas. Muitos renomados artistas brasileiros foram bolsistas do Festival de Campos do Jordão em edições anteriores, e reconhecem a sua importância no caminho para a profissionalização de jovens músicos.
A qualidade do Festival não se restringe à programação. O evento oferece também atenção especial para a comunidade de Campos do Jordão, por meio de seus projetos de responsabilidade social. Formação musical para alunos e professores das escolas públicas da região, apresentações musicais em asilos da região, ingressos gratuitos ou com desconto para moradores da cidade estão no foco das ações responsáveis do Festival.
Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo e da Santa Marcelina Cultura.


http://www.festivalcamposdojordao.org.br/impressao/impressao.php?page=apresentacao

VESTIBULAR 2012 – Abertas inscrições para o Teste de Habilidade Específica

Os candidatos que desejam prestar vestibular para os cursos de Bacharelado (instrumento ou Canto) e Licenciatura, devem se atentar ao prazo para inscrição no Teste de Habilidade Específica em Música para o vestibular 2012. O período vai de 30 de maio a 19 de junho de 2011.
Os editais podem ser acessados no site da COMPERVE:
http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psanteriores/ps2012/musica.php


III Semana
A III Semana de Música Antiga da UFMG: do mysterium eloquente (Minas Gerais, 02 a 11 de setembro) visa possibilitar o intercâmbio entre a teoria e a prática – duas áreas vitais para o exercício musical – através da apresentação de palestras, mesas redondas e comunicações de pesquisa, assim como da realização de concertos e cursos de práticas interpretativas calcados na interpretação historicamente fundamentada.  O tema desta edição, “do mysterium eloquente”, pretende provocar a reflexão e também a experiência estética, através de concertos temáticos de alto nível, dos multifacetados conceitos e experiências do mysterium, ou seja, da relação do ser humano com o infinito – o sagrado, o transcendente, o mágico!  – e suas representações respectivas no universo da arte e da cultura ocidental, dos séculos VI ao XVIII. 
No evento, serão realizados concertos gratuitos em Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e Sabará, aulas/masterclasses de interpretação histórica (violino barroco, viola da gamba, violoncelo barroco, alaúde, flauta doce, traverso, cravo, órgão, canto barroco, sacabuxa, fagote barroco, oboé barroco e dança barroca), palestras, debates em formato mesa redonda e diversas comunicações de pesquisa sobre o tema central do evento (“do mysterium eloquente”). Essas atividades serão ministradas por artistas e pesquisadores de renome internacional. O objetivo é criar conexões entre diversas áreas de reflexão dentro do universo da música antiga, promovendo o encontro entre profissionais, pesquisadores de renome internacional.
O objetivo é criar conexões entre diversas áreas de reflexão dentro do universo da música antiga, promovendo o encontro entre profissionais, estudantes e público, expandindo o conhecimento, fomentando a criação de platéias e estimulando a produção de repertórios, por meio da atualização de artistas e educadores e de oportunidades para uma apreciação musical contextualizada.

III Semana de Música Antiga é uma realização da Escola de Música da UFMG, em parceria com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA). 
http://www.musicaantiga.com.br