sábado, 25 de junho de 2011

HISTÓRIAS MUSICAIS

 

Viola Clássica (Erudita)

Mensagem  Admin em Qua Fev 17, 2010 6:39 am
===========================================

> Um pouco da história da Viola Clássica: <

===========================================

A Viola Clássica (Ou erudita) não tem parentesco com a Viola Caipira. É um instrumento utilizado em orquestras, sendo inclusive mais antigo que o Violino.

Seu nome original era "Viola da Gamba" e era tocada apoiada no solo, com um espigão, usando-se o arco para tanger as cordas. Com o passar do tempo, o espigão foi abolido e passou a ser apoiada no ombro.

Possui quatro cordas e seu som é mais grave que o do violino. Já a Viola "caipira" é mais parecida com o Violão, podendo ter 10 ou 12 cordas e cerca de 40 afinações diferentes.

Como foi dito, a Viola Clássica é um instrumento de cordas, o mais antigo da família do Violino, a que é semelhante em todos os aspectos estruturais.

As primeiras Violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo.

Eram, portanto, instrumentos harmônicos.

Até fins do século XVl, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola:

- Viola da Braccio.

- Viola Bastarda.

- Viola d´Amore.

- Viola da Gamba.

A Viola como conhecemos hoje, evoluiu da Viola de Gambá para a Viola de Braccio – Viola de Braço, aliás, o nome da Viola em Alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Braccio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.

A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecida com as de hoje em dia.
3 jan
excluir
carregando •´¯`•­-»£ëåñЮø [gerenciar]
A Viola é um pouco maior de que o Violino, a caixa de ressonância varia de 38 a 44 centímetros, e tem som mais grave. É afinada uma quinta abaixo do Violino e uma oitava acima do Violoncelo.
Haydn, Mozart e Beethoven incluíram a Viola em seus arranjos, inclusive Beethoven tocava tal instrumento (atualmente sua Viola está em poder da Violista Alemã Tabea Zimmermann).
No final do século XX, compositores como Hindemith e Honegger começaram a compor especialmente para esse instrumento.
As diferenças de afinação do Violino, Viola e Violoncelo estão abaixo:
Violino – sol, ré, lá, mi (Corda mais grossa para mais fina o da esquerda para direita).
Viola – dó, sol, ré, lá (uma oitava acima da afinação do Violoncelo).
Violoncelo – dó, sol, ré, lá.
As primeiras Violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo. Eram, portanto, instrumentos harmônicos.
A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir Violas mais parecidas com as de hoje em dia.
A Viola é um pouco maior de que o Violino – a caixa de ressonância varia de 38 a 44 cm – e tem som mais grave.
A Viola teve a mesma origem do Violino. E semelhante a ele, um pouco maior e de som mais grave. E o contralto da orquestra. A Viola é um pouco maior e mais pesada do que o violino e soa uma quinta abaixo.
Possui um som mais grave que se situa entre o Violino e o Violoncelo, e tem um timbre velado e meditativo. Suas qualidades eram apreciadas por Mozart, que tocava Viola e que fez contrastar os dois instrumentos na sua bela Sinfonia Concertante.
Devido ao seu maior peso e cordas mais largas, a Viola exige uma mão maior e mais forte que o Violino, e é mais cansativo tocá-la. Uma orquestra sinfônica tem doze ou mais Violistas.
Fabricante: http://www.nhureson.com.br
Preços de Violas: http://www.abcmusical.com.br/loja/produtos...ola%20de%20Arco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário