quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seleção para o Programa em Música
Linhas Gerais da Seleção para Estudante Regular

O Processo de seleção dos candidatos ao mestrado e doutorado em música para ingresso no ano de 2012 será feito integralmente por meio eletrônico. O candidato deverá preencher os formulários e enviar toda a documentação pelo endereço: www.iar.unicamp.br/posgraduacao/inscricoes/musica.php
 
Calendário:
Inscrições: de 18 a 31 de julho de 2011
Divulgação dos aprovados na 1a. Fase: 15 de agosto de 2011
Provas: 13 a 15 de setembro de 2011
Envio de proficiência em idioma estrangeiro: até 31/10/2011
Divulgação dos aprovados na 2ª fase: 07/11/2011
Matrícula dos estudantes ingressantes: 06 a 08/02/2012

Na primeira fase da Seleção o projeto e a documentação são avaliados por comitês de professores das diversas áreas de concentração.

Na segunda fase os autores dos projetos selecionados na primeira fase se submetem a:
  • prova de redação (avaliação da capacidade de expressão escrita);
  • prova teórica escrita (análise musical, história da música ocidental e brasileira);
  • prova prática (proficiência em instrumento musical, mesmo para quem seguir a área de Fundamentos Teóricos);
  • entrevista.
Para dúvidas e sugestões envie mensagem para o e-mail: selecaoposmusica@iar.unicamp.br
Documentos para Inscrição

Atenção: Inscrições com material incompleto serão automaticamente recusadas.
  1. Envio de todos os documentos solicitados e preenchimento de formulário online disponível em www.iar.unicamp.br/posgraduacao/inscricoes/musica.php ;
  2. Certidão de Nascimento/Casamento (até 500Kb, nos formatos pdf, jpg, jpeg, png); **NOVO**
    Diploma da Graduação (ou ainda certificado de conclusão ou documentação que ateste a previsão de conclusão antes do período de matrícula de estudantes ingressantes). (até 5000Kb, nos formatos pdf, jpg, jpeg, png); **NOVO**
    Identidade, RNE ou Passaporte (até 5000Kb, nos formatos pdf, jpg, jpeg, png); **NOVO**
    Cópia do documento de identidade e do diploma de graduação para candidatos ao Mestrado e Doutorado (ou ainda certificado de conclusão ou documentação que ateste a previsão de conclusão antes do período de matrícula de estudantes ingressantes).
  3. Certificado de proficiência em língua estrangeira. (1 para o mestrado e 2 para o doutorado, um deles obrigatoriamente em língua inglesa. Serão aceitos Certificados com validade até de 5 anos - até 500Kb cada, nos formatos pdf, jpg, jpeg, png). **NOVO**.
    • Serão aceitos comprovantes de proficiência dos idiomas: Inglês, Francês, Italiano e Alemão.
    • Serão aceitos como comprovantes de proficiência:
      • Certificados de conclusão de curso integral ou diplomas emitidos pelas seguintes instituições: Cultura Inglesa, Centro Cultural Brasil Estados Unidos ou União Cultural Brasil Estados Unidos, Aliança Francesa, Istituto Italiano di Cultura, Instituto Cervantese Goethe Institut;
      • Certificados de conclusão equivalentes ao nível intermediário ou superior emitidos pelas instituições acima citadas;
      • Certificados de proficiência relativos a exames específicos:
        • Cultura Inglesa: FCE (Cambridge Level Three), CAE (Cambridge Level Four) ou CPE(Cambridge Level Five);
        • Centro Cultural Brasil Estados Unidos ou União Cultural Brasil Estados Unidos: Michigan (ECCE ou ECPE), TESE Prime (TEAP, WAP ou PEICE);
        • Aliança Francesa: Teste de proficiência (Test d'Évaluation Linguistique), DELF, DALF, TCF, TEF, DFP, DAEFLE;
        • Istituto Italiano di Cultura: Proficiência stricto sensu, Proficiência lato sensu;
        • Goethe Institut: Certificados de proficiência relativos aos níveis B2 ou superior (C1 e C2).
        • Outros exames de língua inglesa:
          • TOEFL IBT (score mínimo: 15 nos quesitos reading e writing);
          • IELTS (score mínimo 6).
      • Certificados emitidos pelo Centro de Ensino de Línguas – CEL UNICAMP - e pelas Universidades Públicas (Estaduais e Federais);
      • Obs.: O CEL UNICAMP aplica testes para proficiência em idiomas estrangeiros. As provas são realizadas nos meses de maio e setembro. Para obter informações, acesse: CEL-UNICAMP.
      • Documentos que certifiquem a participação do candidato em cursos regulares (graduação ou pós-graduação) de no mínimo 1 semestre letivo em países de idioma Inglês, Francês, Italiano ou Alemão;
      • Diplomas de graduação nos idiomas Inglês, Francês, Italiano ou Alemão.
      • Histórico Escolar de curso de Pós-graduação da UNICAMP contendo indicação de aprovação em Idioma Estrangeiro aceito para a presente seleção. **NOVO**
Neste ano de 2012 o Programa de Pós-graduação em Música aceitará, excepcionalmente, a inscrição de candidatos sem o certificado de proficiência em língua estrangeira. A entrega do mesmo poderá ser feita até 31/10/2011.
**NOVO** Atenção: a não apresentação de certificado de proficiência neste prazo inviabiliza a aprovação do candidato
  1. Curriculum Vitae ( **NOVO** até 800Kb, no formato pdf) constando:
    • formação escolar
    • atividades didáticas
    • experiência profissional
    • trabalhos publicados
    • publicações artísticas
    • conhecimento de idiomas
  2. Projeto de Pesquisa constando ( **NOVO** até 500Kb, no formato pdf) constando:
    • título
    • resumo
    • introdução
    • justificativa
    • objetivo
    • metodologia
    • cronograma (em 24 meses para o mestrado e 48 para o doutorado)
    • bibliografia
    • Obs.: Os projetos deverão ter no máximo 7 páginas para mestrado e 15 páginas para doutorado, fonte 12, espaço 1,5.
  3. Material de suporte por Área:
Além da documentação listada acima, o candidato deverá anexar até três documentos representativos de suas produções teóricas e/ou artísticas. Pelo menos um desses documentos deverá corresponder ao tipo de projeto de pesquisa que o candidato pretende desenvolver junto ao Programa de Pós-graduação em Música da UNICAMP, como especificado a seguir:
    • Para projetos de pesquisa teóricos:
      Trabalho reflexivo teórico (monografia de graduação, de iniciação científica ou, no mínimo trabalho escrito de disciplina de graduação)
    • Para projetos de pesquisa que envolvam a prática de Instrumento, Regência ou Canto:
      Arquivo de áudio em formato mp3 ou wma, com resolução de 128Kbps, e/ou arquivo de vídeo, ou link para plataforma pública, por exemplo, youtube, com registro da sua produção artística.
    • Composição:
      Partitura de composições próprias, registro e/ou documento de trabalhos composicionais em arquivo de áudio, formato mp3 ou wma, com resolução de 128Kbps, e/ou arquivo de vídeo, ou link para plataforma pública, por exemplo, youtube, com registro da sua produção artística.
Após a seleção, os arquivos enviados serão excluídos do sistema e não serão devolvidos aos candidatos. Recomenda-se, portanto, que o candidato guarde cópias de segurança desses arquivos.
**NOVO**Para o envio desses itens, observe as seguintes orientações :
Trabalhos Teóricos ou Composicionais ou Partituras (até 5000kb, em formato PDF)
Arquivo de Áudio (até 20000kb, em formato mpeg, mp3, wma)
Arquivo de Vídeo (até 20000kb, em formato mpeg, mp4, flv, swf, mov)
Trabalho Publicado na Web (adicionar uma url)
Dinâmica da Seleção

De acordo com o calendário, o candidato se inscreve para o processo de seleção, no espaço destinado para esse fim, na página do Instituto de Artes da UNICAMP:
Na primeira fase da seleção, o corpo docente fará uma primeira seleção dos projetos inscritos, tendo como referência a documentação enviada pelo candidato. Cada projeto é avaliado por três docentes do programa, de áreas compatíveis com o projeto enviado pelo candidato.
Os candidatos selecionados nessa primeira fase serão chamados para a segunda fase, que consiste em: uma prova de redação; uma prova teórica escrita; uma prova prática e uma entrevista com banca formada por, no mínimo, dois professores cujas áreas de pesquisa sejam compatíveis com o projeto do candidato.
Prova de Redação
O candidato recebe a indicação de um tema sobre o qual deverá realizar uma redação com cerca de 350 a 500 palavras. Nesta prova são avaliadas as capacidades de reflexão e expressão escrita do candidato.
Prova Teórica Escrita
**NOVO**As provas teóricas contém questões nas áreas de Música Popular e Música Erudita. O candidato deverá responder as questões com temática mais próxima a de seu projeto de pesquisa. As questões da prova teórica são formuladas a partir do conteúdo das áreas de teoria musical, análise e história da música.
Não será permitido o uso de qualquer material de apoio para a realização dessa prova.
Prova Prática

(obrigatória para todos os candidatos de todas as áreas de concentração)
Os candidatos em Instrumento e Canto devem apresentar um programa de aproximadamente 45 minutos (previamente enviado junto ao projeto no ato da Inscrição), devendo conter obras de períodos e estilos variados, incluindo obra brasileira. O Programa de Pós-Graduação não tem pianista acompanhante disponível para acompanhar o candidato na prova prática. Observe que a escolha do repertório a ser apresentado estará a critério da banca, de acordo com o programa proposto pelo estudante.
Os candidatos em Regência receberão, no primeiro dia de exames da segunda fase, um envelope contendo material com todos os itens a serem preparados para a Prova Prática.
Os candidatos em Fundamentos Teóricos e Composição devem apresentar uma obra de livre escolha em seu instrumento de proficiência, no nível de dificuldade correspondente ao seu desenvolvimento pessoal como instrumentista.
Entrevista
Realizada juntamente com a prova prática. A banca poderá formular, ao candidato, questões referentes ao seu projeto de pesquisa, ao seu currículo e material de suporte enviado.
Bibliografia
A listagem abaixo visa fornecer ao candidato ampla possibilidade de seleção bibliográfica e serve como orientação nos tópicos, não significando que deva consultar exatamente essa bibliografia, nem estudar toda a listagem de sua modalidade. Todos os livros dessa lista estão nos acervos das bibliotecas da UNICAMP.
Música Erudita
História da Música Universal
  • CROCKER, Richard - A History of musical style. New York: McGrawHill, 1966.
  • GRIFFITHS, Paul - A música moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
  • GROUT, Donald - Historia de la música occidental. Madrid: Alcanza, 1988.
  • MACHILIS, Joseph - Introduction to contemporary music. New York.: W.W. Norton, 1979.
  • MASSIN, Jean. Historia da música ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
  • MORAES, J. Jota de - Música da modernidade: Origens da música de nosso tempo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
  • PALISCA, Claude V. Baroque music. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, c1991
  • PAZ, Juan Carlos - Introdução à música de nosso tempo. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
  • PLANTINGA, Leon. Anthology of romantic music. New York ; London: Norton, c1984.
  • SALAZAR, Adolfo. Conceptos fundamentales en la historia de la música. Madrid: Alianza, 1994.
  • SCHWARTZ, Elliott; Godfrey, Daniel. Music since 1945. New York: Schirmer, c1993.
  • STEHMAN, Jacques.História da música européia: das origens aos nossos dias.Lisboa: Bertrand, 1979.
História da Música brasileira
  • ANDRADE, Mário de - Aspectos da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1975.
  • KIEFER, Bruno - História da música brasileira dos primórdios ao início do Século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976.
  • MARIZ, Vasco - História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000
  • MARIZ, Vasco - A Canção brasileira: popular e erudita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
  • NEVES, José Maria - Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1984.
  • TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Hahas Zahar Editor, 2000
Teoria Musical
  • ALDWELL, Edward. Harmony and voice leading. Forth Worth: Harcourt Brace Jovanovich College, c1989
  • BENT, Ian. Music analysis in the Nineteenth Century. Cambridge: Cambridge Univ., c1994
  • BRISOLLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. São Paulo: Novas Metas, c1979.
  • COOPER, Paul. Perspectives in music theory. New York: Dodd, Mead, 1974, c1973.
  • DAVIE, Cedric Thorpe. Musical structure and design. New York: Dover, 1966.
  • DIAMOND, Harold J. Music analyses. New York: Schirmer Books c1991.
  • DUNSBY, Jonathan. WHITTALL, Arnold. Music analysis in theory and practice. London; Boston: Faber Music: Faber and Faber, c1988.
  • OTTMAN, Robert W. Advanced harmony: theory and practice. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, 2000.
  • PASCOAL, Maria Lucia. Estrutura tonal: harmonia. São Paulo: e-book, 2000. www.escreva.com.br
  • PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-century harmony: creative aspects and practice. New York: Norton, c1961.
  • PISTON, Walter. Harmony / Walter Piston. New York: W. W. Norton, c1962.
  • REYNOLDS, William H. Common-practice harmony. New York; London: Longman, c1985.
  • SALZER, Felix. Structural hearing: tonal coherence in music. New York: Dover, 1982.
  • SHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001.
  • SHOENBERG, Arnold. Structural functions of harmony. New York: Norton, c1969.
Música Popular
História, Estética e Estilo da Música Popular
  • ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1950.
  • ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins; Brasilia: INL, 1972.
  • ARBENA, Joseph. Regionalism and the musical heritage of Latin . Austin: Univ. of Texas at Austin/ Institute of Latin American Studies, c1980.
  • BENNETT, Tony. Rock and popular music: politics, policies, institutions. London: Routledge, 1993.
  • CABRAL, Sérgio. A MPB na era do Rádio. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
  • CABRAL, Sergio. No tempo de Almirante: uma historia do radio e da MPB / Sergio Cabral. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.
  • CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1986.
  • CAZES, Henrique.Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.
  • COLLIER, James Lincoln. Jazz: a autêntica música americana. Rio de Janeiro: Zahar, c1995.
  • DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: industria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo; FAPESP, 2000.
  • EFEGE, Jota. Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978-1980.
  • EUGENIO, Marcos Francisco Napolitano de. Seguindo a canção: engajamento politico e industria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume; Fapesp 2001.
  • HAMM, Charles. Putting popular music in its place. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
  • KRAUSCHE, Valter. Música Popular Brasileira. São Paulo: Brasiliense (Coleção Tudo é História), 1983.
  • MARTINS, Joaquim Batista. Antropologia da música brasileira: natureza, ritmo, texto, cultura . São Paulo: Obelisco, c1978.
  • MEDINA, Carlos Alberto de. Música popular e comunicação; um ensaio sociológico. Petropolis: Vozes, 1973.
  • MELLO, Jose Eduardo Homem de. Música popular brasileira: cantada e contada por:Tom, Baden, Caetano, Boscoli [et al.]. São Paulo: Melhoramentos; EDUSP, 1976.
  • NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998.
  • RANGEL, Lucio. Sambistas & chorões: aspectos e figuras da música popular brasileira. São Paulo: F. Alves, 1962.
  • SAROLDI, Luiz Carlos. Radio Nacional: o Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Martins Fontes/FUNARTE/INM/Divisão de Música Popular, 1988.
  • SILVA, Alberto Ribeiro da. Sinal fechado: a música popular brasileira sob censura (1937-45/1969-78). Rio de Janeiro : Obra Aberta, 1994.
  • SOUZA, Tarik de. Rostos e gostos da música popular brasileira. Porto Alegre: L&PM, c1979.
  • SQUEFF, Enio, Jose Miguel Wisnik. Música. São Paulo: Brasiliense, 1983.
  • SUZIGAN, Geraldo de Oliveira. O que e música brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1990.
  • TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa: Caminho Ed., 1990.
  • TINHORÃO, Jose Ramos. Pequena historia da música popular: da modinha a canção de protesto. Petropolis: Vozes, 1974.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. São Paulo: Ed. 34, 1998.
  • VASCONCELLOS, Gilberto. Música popular: de olho na fresta. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
Teoria da Música Popular
  • ADOLFO, Antonio. Arranjo: um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.
  • ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas, SP: Unicamp, 2000.
  • BOLING, Mark E. Coker, Jerry. The jazz theory workbook. Rottenburg N.: Advance Music, c1993.
  • CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados 2a. edição. São Paulo: Irmãos Vitale S/A, 1984.
  • CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas improvisadas e analisadas: violão, guitarra, baixo, teclado. Rio de Janeiro: Lumiar, 1986.
  • DEGREG, Phil. Jazz keyboard harmony & voicing: a practical method for all musicians. New Albany: Jamey Aebersold Jazz, c1994
  • FREITAS, Sergio Paulo Ribeiro de. Teoria da harmonia na música popular: uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1995.
  • LEVINE, Mark .The jazz theory book. Petaluma: Sher Music, c1995. c1995.
  • SLONIMSKY, Nicholas. Thesaurus of scales and melodic patterns. New York: Macmillan ; London: C. Macmillan, 1986.
Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual:
  • CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera. 2003.
  • CHION, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia U. P. 1994.
  • PRENDERGAST, Roy. Film music: a neglected art. New York: Norton. 1992.
  • TRAGTENBERG, Lívio. Música de Cena. São Paulo: Perspectiva. 2008.
http://www.iar.unicamp.br/posgraduacao/musica/selecao.php

http://www.iar.unicamp.br/posgraduacao/musica/selecao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário